voltar

Quero Saber de março já nas bancas!

Quero Saber n.º 78 já nas bancas: Tubarões.

Ambiente
Martelo, azul, baleia, branco, touro, frade, anequim, raposo... tubarões há muitos, mas calcula-se que sejam cada vez menos, com um terço das espécies hoje em risco de extinção. Saiba o que coloca em perigo estes majestosos predadores oceânicos e observe mais de perto a temível moreia-pintada, a história de reciclagem e renascimento do ciclo das rochas, a decomposição das folhas e a tóxica castanha-da-índia.

Tecnologia
Começamos com uma análise detalhada sobre os avanços mais recentes na nanotecnologia médica e terminamos com um olhar sobre a ciência escondida das cidades, da escavação de túneis aos semáforos que “veem” o trânsito. Pelo meio, falamos de serras tico-tico, lentes fotocromáticas, túneis de vento verticais, trituradoras de papel, captação de fotos digitais, uma nova Polaroid e um fogão de campismo muito especial.

Transportes
Multifuncionais, letais e até furtivos, apresentamos-lhe alguns dos helicópteros militares mais avançados do momento, do icónico AH-64D Apache Longbow ao Airbus Helicopters Tiger, passando pelos inovadores Bluecopter, V-280 Valor, SB>1 Defiant e S-97 Raider. Viajamos também até ao mundo da Fórmula E para desmontar o estreante Jaguar I-Type e descobrir o que (não) o faz rugir.

Ciência
Guie-se pelo nosso itinerário anatomofisiológico e explore o seu corpo da cabeça aos pés, da complexa rede que compõe o sistema nervoso às articulações dos tornozelos. Perceba como o cloro desinfeta a água das piscinas, como o papel de tornassol revela o pH de uma solução, como atuam os populares descongestionantes nasais e o que se quer dizer exatamente quando se afirma que a energia não pode ser criada nem destruída.

Espaço
De explosões de supernovas a buracos negros devastadores ou à destruição da Lua ou do Sol, explicamos-lhe os prováveis efeitos de alguns dos eventos mais dramáticos e catastróficos no Universo. Convidamo-lo a conhecer o proposto planeta Nove, os objetos de Thorne-Zytkow, as estrelas mais antigas do cosmos, a chuva de diamantes de Saturno, os buracos brancos e os passeios espaciais do astronauta Mike Massimino.

História
Debruçamo-nos sobre os primeiros cabos telegráficos transatlânticos, o Monumento a Washington, o paquete Michelangelo, os cavaleiros medievais, a roda de fiar e a famosa Biblioteca de Alexandria. E dedicamos uma atenção especial à história da espionagem, do telégrafo hidráulico da Grécia Antiga à atualidade, passando pelos mongóis, os agentes secretos de Isabel I de Inglaterra ou as táticas utilizadas durante a Guerra Fria.

»» Assine a sua revista preferida e poupe 20%.
»» Fique a par das últimas novidades da revista que desperta a sua mente na página de Facebook da Quero Saber.

Outras notícias

Quero Saber de janeiro já nas bancas!

Quero Saber n.º 87 já nas bancas: Doenças Mortais - Saiba Como Vamos Vencê-las. CiênciaSaiba como vamos vencer as doenças mais mortíferas do mundo, graças a abordagens inovadoras como o \"retreino\" do sistema imunitário ou as terapêuticas personalizadas com base nos nossos perfis genéticos e bioquímicos únicos. Aprenda a detetar a má ciência e desvende os segredos da cozinha criativa, da anatomia da mão humana, do chá e da terapia intravenosa. TecnologiaEntre no universo da tecnologia háptica e perceba como este admirável mundo novo do toque torna a realidade virtual mais interativa. Conheça o Cozmo, um pequeno robô com uma grande personalidade, e saiba o que distingue o novo Nokia 3310 do antigo. Descubra qual o tipo de lâmpada melhor para a sua casa e explore a conversão do movimento. TransportesConduzimos o novo BMW i3S, um elétrico mais potente e dinâmico, e analisamos o processo de fabrico de um pneu. Mergulhamos nas profundezas oceânicas com o submersível de investigação autónomo Boaty McBoatface e descemos ao subsolo londrino para examinar o maior projeto de engenharia civil atualmente em curso na Europa: o Crossrail. AmbienteDe cheias a nevões e furacões, veja onde e quando ocorreram os fenómenos atmosféricos mais extremos de sempre. Explicamos o apurado olfato da cobra e o arrojamento de baleias. Investigamos as superflorescências do Vale da Morte, o ameaçado pangolim, as aves que nidificam em cinza vulcânica quente e a inclinação dos pinheiros-da-nova-caledónia. EspaçoÉ o planeta do Sistema Solar interior que conhecemos pior mas, agora, vamos regressar a Mercúrio para tentar responder a várias questões intrigantes. Mostramos-lhe como a NASA define o local de uma aterragem noutro mundo e damos-lhe dicas úteis para observar a Lua. O astrolábio e os pulsares viúvas-negras estão também em destaque nesta edição. HistóriaOs dinossáurios extinguiram-se há cerca de 65-66 milhões de anos, ao que sabemos devido a um enorme asteroide que colidiu com a Terra. Tentamos entender se foi mesmo assim e como desapareceram todos \"de repente\". Visitamos a famosa Muralha de Adriano, que os romanos ergueram na Britânia, e observamos os geóglifos e os brasões de armas à lupa. »» Assine a sua revista preferida e poupe 20%.»» Fique a par das últimas novidades da revista que desperta a sua mente na página de Facebook da Quero Saber.

O Mundo da Fotografia de janeiro já nas bancas!

Agora que estamos a iniciar um novo ano, mais do que fazer resoluções, há que fazer boa fotografia. O inverno é pródigo em proporcionar momentos dignos de serem captados pela sua objetiva. De norte a sul do país, passando pela Madeira e Açores, não vão faltar locais especiais e oportunidades para investir na sua fotografia paisagista. Mas se a missão de conseguir bons registos com bom tempo pode ser complicada, durante o inverno ainda mais complicado se torna, altura em que as condições meteorológicas se tornam mais exigentes e até mesmo imprevisíveis. Felizmente, este mês dedicamos um tema de capa que serve precisamente este propósito, fotografar paisagens em condições mais adversas. Leve consigo esta edição e aprenda com as dicas de um fotógrafo de paisagens, especializado na arte de aproveitar e potenciar o dramatismo que a meteorologia mais adversa pode proporcionar. Por fim, desejos de um 2018 cheio de sonhos concretizados, muitas fotografias e, claro, passado na nossa companhia.. Saiba mais na edição de dezembro da OMF, já nas bancas! »» Assine a sua revista preferida e poupe 20%.»» Fique a par das últimas novidades do mundo da fotografia na página de Facebook da revista O Mundo da Fotografia.

TopGear de janeiro já nas bancas!

A primeira edição do ano da TopGear já se encontra nas bancas e como não poderia deixar de ser, esta é a edição em que lhe mostramos todas aquelas que consideramos ser as melhores escolhas de 2017. Desde o compacto desportivo do ano, ao modelo mais luxuoso, passando pelas categorias mais originais ou as mais desportivas, no final, tem de haver apenas um eleito para receber o prémio do carro do ano. Este ano, os editores de todas as TopGear do planeta também tiveram direito a uma categoria e no final também houve um justo vencedor. Mas, apesar de tudo, ainda são as categorias mais originais que nos fazem esboçar os maiores sorrisos. Na habitual secção de testes, já poderá contar com um primeiro ensaio ao Jaguar E-Pace, mas também com um teste ao BMW M4 equipado com o Competition Package. Andámos com o Alfa Romeo Giulia Veloce, com o Mercedes-AMG CLA 45 AMG Shooting Brake, com o surpreendente Kia Stinger e com o novo Volvo XC40, entre outros. Também em solo nacional, estivemos presentes na apresentação internacional do novo BMW M5 e do BMW i3S, assim como do novo Ford EcoSport e o Mercedes-Benz Classe X, mas apanhámos o avião com o objetivo de ir conhecer em primeira mão, modelos como o DS7 Crossback, a nova geração do Dacia Duster e muitas das novidades que a BMW se está a preparar para apresentar num futuro próximo. É mais uma edição em cheio, que nos permite entrar em 2018 com o pé direito, justamente aquele que usamos para o nosso pedal preferido. Um excelente Ano Novo! Fique connosco! Boa leitura! »» Assine a sua revista preferida e poupe 20%.»» Fique a par das últimas novidades do mundo automóvel em topgear.com.pt

ver todas